Socialização do idoso com atividade, cuidados e ações pertinentes, além de tranquilizar e equilibrar a vida do responsável pelo mesmo. Acreditamos que receber hóspedes da Terceira Idade, não se restringi a cuidados relacionados estritamente a saúde física de nossos usuários. Sabemos que o ato de institucionalizar um idoso retirando do convívio familiar e expondo ao relacionamento dos demais hóspedes e funcionários, gera á família (muito mais que ao idoso) uma sensação de insegurança e incertezas. Levando em consideração esses aspectos, desenvolvemos um plano de cuidados de Atenção á Saúde do Idoso tendo como base a preservação do conceito de saúde e envelhecimento.
A OMS define saúde como “o estado de completo bem-estar físico, psíquico e social, e não somente a ausência de doenças.” O estado de completo bem-estar físico, mental e social depende de fatores médicos e sociais. Dessa forma, o estado de saúde das pessoas depende de forma significativa da alocação de recursos em setores como a educação, alimentação, infraestrutura sanitária e habitacional, incentivos ao trabalho, promoções ao estilo de vida saudável com atividades de lazer e cuidados com o meio ambiente.
Definir envelhecimento é algo muito complexo, biologicamente é considerado um processo que ocorre durante toda a vida. Existem vários conceitos de envelhecimento, variando de acordo com a visão social, econômica e principalmente com a independência e qualidade de vida do idoso. A população de baixo poder aquisitivo envelhece mais cedo, resultado de uma diversidade de fatores biopsicossociais.
O envelhecimento saudável tornou-se um desafio para os profissionais que optaram por trabalhar com a Terceira Idade.
Médico e gestor responsável pelas três unidades da Cliger, o Dr. Fernando acredita que cuidar é também ouvir, acolher e criar vínculos. Sua presença próxima aos hóspedes e famílias é parte essencial do nosso dia a dia.