Atividades

Coracao_estetoscopio

Fisioterapia

A importância das técnicas fisioterápicas aplicadas nos indivíduos da terceira idade se faz necessária tanto para os que possuem independência e autonomia para realizarem suas atividades de vida diária, como nas pessoas que apresentam comprometimento da capacidade motora.

Seus benefícios são notoriamente observados no nosso cotidiano como o aumento da força muscular e óssea e também na melhora significativa da Coordenação Motora. Além disso, ajudamos na socialização e com isso melhoramos o equilíbrio do humor, ansiedade e elevamos a autoestima desse indivíduo. Mostramos que seu organismo necessita ser estimulado para que este consiga manter-se ativo e realizando suas tarefas diárias satisfatoriamente.

Realizamos atividades preventivas em conjunto e também especificas, objetivando recuperações pós operatórias, internações prolongadas, sequelas de acidentes cerebrais etc…

Fonoaudiologia

Trabalho voltado para aqueles  pacientes com disfagia, ou seja, que tem dificuldade ou problemas ao engolir. A disfagia apresenta-se muito em pacientes com doenças neurológicas (por exemplo: derrame, Parkinson, mal de Alzheimer), podendo inclusive resultar em desnutrição e desidratação. Após a avaliação nesse paciente, será então decidido qual o tipo de consistência da alimentação.

Terapia da Memória

Na terceira idade, devido a natural perda de atividade física, mental e social, as pessoas se tornam introspectivas, buscando isolamento, favorecendo assim a inatividade da memória e da capacidade de expressão.

Neste momento o uso de diversas técnicas e abordagens de interação, socialização, psicomotoras e neurolinguísticas, quando aplicadas em indivíduos da terceira idade, faz com que, em grupo ou individualmente, o processo de envelhecimento mental e físico destes indivíduos seja minimizado e em alguns casos estagnado. Gerando uma significativa melhora na qualidade de vida das pessoas submetidas a este processo.

Objetivos:

Este processo terapêutico tem como finalidade a utilização de diversas técnicas de integração e socialização, visando a melhora significativa da qualidade de vida e do quadro clinico/psíquico dos hospedes da Cliger.

Este processo terapêutico tem como finalidade a utilização de diversas técnicas de integração e socialização visando a melhora significativa da qualidade de vida e do quadro clinico/psíquico dos hospedes.

São utilizadas técnicas:

Musicoterapia.

Trabalho de estimulo geral dos indivíduos com o uso de música, sendo por intermédio de audição ou de estimulação do próprio canto. Sendo trabalhado repertório compatível com o público envolvido.

– Jogos de Integração.

Trabalho desenvolvido utilizando-se de jogos de salão e de grupo, buscando a socialização, conexão de ideias e raciocínio. Neste processo utilizam-se jogos como dominó, ludo, bingo, jogos de adivinhação, caça palavras,jogo dos sete erros e etc..

– Oficina da Memória.

Trabalho se desenvolve através da estimulação da memória através de debates e discussões, bem como integrado com as demais técnicas. O processo busca estabelecer um vinculo com a memória dos indivíduos utilizando-se de fatos, acontecimentos e histórias vividas do grupo em sua infância, adolescência e fase adulta.