Promover a felicidade aos hóspedes de nossa Instituição.
Objetivo
Socialização do idoso com atividade, cuidados e ações pertinentes, além de tranquilizar e equilibrar a vida do responsável pelo mesmo. Acreditamos que receber hóspedes da Terceira Idade, não se restringi a cuidados relacionados estritamente a saúde física de nossos usuários. Sabemos que o ato de institucionalizar um idoso retirando do convívio familiar e expondo ao relacionamento dos demais hóspedes e funcionários, gera á família (muito mais que ao idoso) uma sensação de insegurança e incertezas. Levando em consideração esses aspectos, desenvolvemos um plano de cuidados de Atenção á Saúde do Idoso tendo como base a preservação do conceito de saúde e envelhecimento.
Saúde
A OMS define saúde como “o estado de completo bem-estar físico, psíquico e social, e não somente a ausência de doenças.” O estado de completo bem-estar físico, mental e social depende de fatores médicos e sociais. Dessa forma, o estado de saúde das pessoas depende de forma significativa da alocação de recursos em setores como a educação, alimentação, infraestrutura sanitária e habitacional, incentivos ao trabalho, promoções ao estilo de vida saudável com atividades de lazer e cuidados com o meio ambiente.
O Envelhecimento
Definir envelhecimento é algo muito complexo, biologicamente é considerado um processo que ocorre durante toda a vida. Existem vários conceitos de envelhecimento, variando de acordo com a visão social, econômica e principalmente com a independência e qualidade de vida do idoso. A população de baixo poder aquisitivo envelhece mais cedo, resultado de uma diversidade de fatores biopsicossociais.
O envelhecimento saudável tornou-se um desafio para os profissionais que optaram por trabalhar com a Terceira Idade, objetivando esse desafio oferecemos conforto e atenção diurna, com os seguintes profissionais:
NUTRICIONISTA – Planeja e elabora cardápios, baseando-se na observação da aceitação dos alimentos pelos hóspedes e no estudo dos meios e técnicas de preparação dos mesmos. Acompanha o trabalho do pessoal auxiliar, supervisionando o preparo, distribuição de refeições, recebimento dos gêneros alimentícios, sua armazenagem e distribuição.
FONOAUDIOLOGIA – Tendo como competências: Aplicar os procedimentos fonoaudiológicos e desenvolver programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida.
FISIOTERAPIA – Avaliar funções percepto-cognitivas, neuro-psicomotor, neuro-músculo-esqueléticas, sensibilidade, condições dolorosas, motricidade geral (postura, marcha, equilíbrio), habilidades motoras, alterações posturais, manuais, órteses, próteses e adaptações, cardiopulmonares e urológicas. Ensinar técnicas de autonomia e independência em atividades de vida diária (AVD), de autonomia e independência em atividades de vida prática (AVP) de autonomia independência em atividades de vida de trabalho (AVT), de autonomia independência em atividades de vida de lazer (AVL), um maior conforto para as AVD’S e mobilidade articular, possibilitando aos responsáveis agilidade para realização de suas tarefas diárias.
ENFERMEIRA – Padronizar normas e procedimentos de enfermagem e monitorar o processo de trabalho. Planejar ações de enfermagem, levantar necessidades e problemas, diagnosticar situação, estabelecer prioridades e avaliar resultados.
TÉCNICO DE ENFERMAGEM – Controlar materiais, equipamentos e medicamentos sob sua responsabilidade. Aferição dos sinais vitais , preparar e administrar medicações por via oral, seguindo prescrição médica, sob supervisão da Enfermeira.
MÉDICO – Realizar consulta e atendimento médico, anamnese, exame físico, propedêutica instrumental. Prescrever e controlar drogas, medicamentos e fitoterápicos. Implementar ações para promoção da saúde, elaborar e avaliar prontuários, emitir receitas e realizar procedimentos operacionais padrão.
RECREAÇÃO – Oferecemos aulas de artesanato para os hóspedes como forma de autonomia, afim de desenvolver suas habilidades e criatividades com esse trabalho.
O sucesso e a experiência desta clínica proporciona realizar atividades de lazer aos idosos como: festas de datas comemorativas (dia das mães, aniversários, natal, etc), missa, seresta, passeios trimestrais com conforto aos hóspedes, integração, dignidade.
Nos finais de semana e feriados solicitamos a manutenção dos planos familiares de lazer com a certeza de proporcionar ao idoso a permanência de seus hábitos alimentares e higiênicos dando continuidade a qualidade do serviço.
Em nossa concepção de atendimento geriátrico, tudo é feito para que o hóspede e sua família sintam- se livres de preocupações, fazendo da Clíger a extensão da sua casa.
DR. FERNANDO CÉSAR LOPES BINELLO